Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
São Paulo - SP
Compartilhar
Sobre Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
“A Basilicata nasceu em 1914 no bairro do Bixiga. Mais de cem anos se passaram, mas a mágica receita continua a ser repetida com os ingredientes que construíram o maior nome em tradição e qualidade no pão italiano. Em 2017 a Padaria Basilicata reabriu as portas no novo espaço, contando com um café e um Restaurante, que traz uma culinária típica do Sul da Itália, com receitas de família com toque autoral do Chef Rafael Lorenti. Em 2024, em comemoração aos 110 anos de existência, a Basilicata lança sua nova marca, Basilicata - Panetteria Mercato Cucina. Basilicata é um convite para explorar e saborear a riqueza da nossa herança italiana, enquanto abraçamos o futuro com inovação e paixão. Basilicata, um pedaço da Itália em São Paulo!. Veja nosso horário de funcionamento aberto das 08h às 17h de Domingo e aberto das 08h às 20h de Segunda e aberto das 08h às 22h30 de Terça a Sábado.”
Horários Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
- Domingo às
- Segunda às
- Terça às
- Quarta às
- Quinta às
- Sexta às
- Sábado às
Endereço Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
Rua Treze de Maio, 596 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01327-000
Telefones Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
(11) 3289-3111
Street View Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
Cardápio Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
Itens Cardápio
Queijos
Melhor Pão Italiano
Antepastos
Lasanha de Calabresa
Bruschetta Caprese
Soda Italiana
Tiramisu
Canoli de Ricota
Panna Cotta
Filete Com Nhoque Molho de Manteiga E Sálvia
Sfogliatella
Tortelli A Caciocavallo
Torta de Chocolate
Panetone
Sangria
Sanduíche de Caponata
Avaliações Basilicata - Pão, Empório e Restaurante
× Recomendo demais
Já me sigam no Instagram para mais dicas de onde comer realmente bem em SP: @eatnicely! Existe uma atmosfera sedutora e cautelosa na gastronomia quando falamos em clássicos. Sedutora porque a longevidade é um privilégio de poucos e porque a nostalgia vicária, termo usado pela psicologia e também por algumas áreas do marketing para definir o saudosismo, a saudade daquilo que não vivemos, mas que respingou em nós pela cultura, pela mídia e pelo tempo também se manifesta. Cautelosa pois, convenhamos, não comemos da mesma forma que se comia há cem anos. Assim, provar certos pratos ou visitar alguns lugares pode ser um balde de água fria se com determinadas expectativas. Na Basilicata, empório italiano em funcionamento desde 1914, com restaurante no primeiro andar, felizmente, a visita vale a pena. A casa conserva como poucas, sobretudo como poucas no Bixiga, onde fica, a tradição em diálogo com a contemporaneidade. A polenta frita (R$43,00), por exemplo, além de sequinha e crocante por fora, é cremosa e bem temperada por dentro. Ganha um toque amendoado de amêndoas e avelãs torradas e vem acompanhada de um bom ketchup feito na casa. Entre as massas, o cacio e pepe (R$83,00) entrega picância e untuosidade, seguindo a receita tradicional, com pecorino e pimenta-do-reino. Para adoçar a refeição, o baba ao rum, de massa leve e delicado, recheado com creme de limoncello. Acompanha-o um negroni, mais clássico, impossível. No Bixiga, vale a ida. #eatnicely #eatnicelybasilicata #eatnicelysp
× profissional excelente
O ambiente era super agradável, os pratos deliciosos e o atendimento excelente! Um grande obrigado ao Adriano pelas recomendações impecáveis; todos que estavam comigo adoraram os pratos!
× Super recomendo
Ambiente agradável dividido em loja de produtos (queijos, embutidos, pães, molhos, massas secas, vinhos etc.), mesas para um cafezinho e área de restaurante. Fomos bem atendidos e o canoli e o café estavam muito bons.
× O atendimento é muito bom
Moro pertinho da Basilicata, porém nunca parei para comer por lá, já comprei algumas coisas no empório, mas de fato nunca dei valor ao restaurante. Fui lá com os meus pais e tive uma grata surpresa. Pegamos uma fila de espera (pois era domingo), mas nada que atrapalhasse a experiência. O local é bonito, porém achei um pouco barulhento, difícil de conversar com o pessoal da mesa. Pedi um Caccio e Pepe, que estava muito bom, além disso os outros pratos da mesa está a deliciosos. Dois pontos que levanto: a menina que fica na porta da Basilicata, achei um pouco perdida e não dava muitas informações, estava com a minha avó e perguntei se tinha filha preferencial e ela disse que não, pedi outras informações, como tempo de espera, e ela disse que não sabia. Outro ponto, achei os pratos com porções pequenas, devido ao valor. Mas vale a visita e com certeza voltarei.
× Foi ótimo atendimento eu recomendo
Uau! Estava divino! Acabei de voltar da Itália e afirmo com toda certeza que a massa estava muitooo parecida com as que comi lá. O atendimento foi muito bom também, garçons simpáticos, ambiente agradável. Fui um sábado à noite e não estava cheio. Quando voltar para São Paulo, visitarei novamente, foi um dos melhores restaurantes da minha viagem.